Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Pular navegação e ir direto para as categorias

Pular navegação e ir direto para a lista de colunistas

Pular navegação e ir direto a assinatura do Feed RSS

Tenho visto muitas pessoas com camisetas estampando a marca (desde barbudos, até as patricinhas), obviamente me perguntei o que pode estar por trás desta história, já que muitas pessoas que ostentam a marca, pensam que é uma banda (talvez porque tenham visto uma amiga com a camisa dos Ramones, também sem saber quem são… rs).

Camiseta Jack Daniels feminina

Deixo claro que, assim como a brincadeira acima,  tudo que escrevo aqui representa minha opinião e não a verdade, tentei apenas entender os motivos pelos quais tantas pessoas usam e curtem a mesma coisa. Comecei obviamente perguntando à algumas pessoas, que em sua maioria disseram que é uma estampa bonita, mas não sabem ao certo do que se trata. Outros até sabem que não é uma banda de rock, mas nunca experimentaram o whiskey.

90% das garotas que usam a camiseta Jack Daniels nunca ouviram esta banda.

Pois bem, de onde vem a famosa estampa então?

A estampa que vemos hoje, é nada mais que o rótulo da garrafa quadrada do whiskey (um ícone). Criar um rótulo, foi uma estratégia de marketing usada pelo velho Jack (Jasper Newton Daniel) para diferenciar sua bebida das demais quando o produto ainda era vendido em garrafas com tampa de cortiça, desde o início já era visão tornar a bebida algo único em todos os sentidos.

É interessante notar no entanto que a composição (estampa) que vemos, embora antiga, recorre aos princípios básicos do design (contraste, alinhamento, proximidade e repetição) para criar a harmonia (mesmo com muita informação) da qual a moda se apropria ao estampar as camisetas que parecem vestir bem a todos que usam. É claro que os mistérios que cercam o tal “Old n0 7” e o fato de a marca ser realmente consagrada e admirada por astros do rock e do cinema (com aparições em capas de discos e filmes como Perfume de Mulher), aliados ao contexto em que as aparições das camisetas cresceram (festivais com a presença de muitas bandas consagradas de rock e posse massiva de tecnologias que facilitam o compartilhamento de informação) ajudaram a popularizar e viralizar ainda mais tudo isso. Ainda assim, não é uma receita com garantia de sucesso!

 

Para nós designers, acho interessante notar como o uso dos princípios básicos pode fortalecer uma mensagem e também como o design dialoga com a moda e com as mais diversas fontes o tempo todo, ou seja, tentemos ver sempre além das aparências ou da vontade imediata de criticar ou rotular, tudo pode ser inspiração para criar algo novo, ou talvez, apenas uma apresentação diferente para algo que já está batido. Cá entre nós, não é isso que todo indivíduo e empresa buscam?!

Quer mais?
Mais história sobre a marca e seus mistérios
Conheça a destilaria que fabrica o Whiskey e recebe presencialmente 500 pessoas por dia que saem reproduzindo a história da marca pro mundo (genial não?!)


RSS Acompanhe os posts do Design Coletivo.

Publicado em: Conceitos, Design de Produto, Design Gráfico, Mercado, terça-feira, 7th janeiro, 2014 às 9:44 pm
Tags: , , ,

Você pode acompanhar todas as respostas para esta entrada via RSS 2.0, escrever um comentário, ou deixar um trackback através do seu site.

Permalink

2 Comentários para "Por que tantas pessoas usam roupas com a marca Jack Daniels?"


  1. Camilo Oliveira:
    janeiro 9th, 2014 às 1:28 pm

    hahahaha
    adorei a camiseta do Calypso



  2. O hai let me wanna-be! pe Trilema - Un blog de Mircea Popescu.:
    março 12th, 2015 às 1:53 am

    […] are seeing this because your blog was recently used as part of a DDOS attack against […]



  1. 1 Trackback(s)

  2. mar 12, 2015: O hai let me wanna-be! pe Trilema - Un blog de Mircea Popescu.

Comente!

Sobre

O Design Coletivo é formado por 8 designers, interessados em criação de conteúdo relevante sobre design e seu reflexo no mercado, além do estímulo do debate nos assuntos referentes à area.

Leia a descrição completa

Destaques