Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Pular navegação e ir direto para as categorias

Pular navegação e ir direto para a lista de colunistas

Pular navegação e ir direto a assinatura do Feed RSS

Por Danielle Macedo, Marketing na BaseKit

Atuar como freelancer pode ser uma ótima ideia – entre as vantagens estão ser o seu próprio chefe, ter a oportunidade de trabalhar em diversos projetos e, muitas vezes, ganhar mais.

Embora tudo isto pareça interessante, é importante lembrar também que a vida de freelancer pode ser recheada de desafios – um dos principais problemas, por exemplo, é gerenciar as expectativas e prazos apertados dos clientes.

Ter um bom relacionamento com clientes é fundamental em qualquer área. A forma como você lida com clientes e seu nível de satisfação faz toda a diferença no crescimento do seu negócio.

Se você já trabalha como profissional liberal há algum tempo, já deve ter enfrentado diversas dificuldades com clientes exigentes, que solicitam milhares de mudanças no decorrer do seu trabalho. Isto é verdade especialmente para clientes de grande porte, que muitas vezes acabam tomando o tempo que você tinha reservado para trabalhar com empresas menores.

A melhor solução para este problema é cortar o mal pela raiz.  Aqui vão algumas dicas para que você possa gerenciar melhor o seu tempo e evitar problemas no futuro:

Envolva o cliente

Uma boa ideia é envolver os clientes a partir da fase inicial do projeto, para evitar alterações de última hora. Se o cliente participar de maneira ativa em todo o processo de criação, suas chances de aprovar o layout rapidamente serão muito maiores. Outra dica é ir além do briefing escrito, mostrando logo no início qual será o layout do projeto para o cliente.

Organização é tudo

Pode parecer uma dica básica, mas muitas pessoas se esquecem de fazer uma lista de tarefas diariamente, o que pode ser uma mão na roda para você. Ao eliminar ítens desta lista, você não só poderá acompanhar o progresso do seu trabalho, mas também se sentirá aliviado!

Além disso, mesmo que você trabalhe de casa, não deixe sua mesa bagunçada, pois seu ambiente de trabalho pode ter uma grande influência na sua criatividade. O mesmo vale para listas de contatos, planilhas e outros arquivos armazenados no computador.

Diga não!

Muitos designers podem ter a impressão de que falar não demonstra falta de profissionalismo. Em alguns casos, o efeito é exatamente oposto: ao explicar para um cliente que não será possível realizar uma determinada alteração dentro do prazo, você ganhará credibilidade no mercado.

Seja realista em relação aos prazos acordados entre você e o cliente, e esclareça qualquer limitação que possa afetar o resultado do trabalho. Transparência é uma virtude valorizada por clientes.

Compartilhe experiências

É sempre bom acompanhar blogs e fóruns da área para que você possa aprimorar suas técnicas de gerenciamento de projetos! Além disso, existem muitas comunidades online para que web designers possam aprender com a experiência de colegas da área, além de trocar dicas e opiniões sobre o mercado de trabalho. Uma destas comunidades é a BKPro da BaseKit, que ainda indica trabalhos para você.

Esta pode não ser uma receita de bolo, mas estas dicas podem ajudá-lo a gerenciar o seu tempo  de maneira mais eficaz, evitando que o acúmulo de trabalho acabe comprometendo a sua imagem profissional.


RSS Acompanhe os posts do Design Coletivo.

Publicado em: Mercado, segunda-feira, 3rd setembro, 2012 às 8:32 am
Tags:
Você pode acompanhar todas as respostas para esta entrada via RSS 2.0, escrever um comentário, ou deixar um trackback através do seu site.

Permalink

1 Comentário para "Como dar conta de vários clientes: dicas de produtividade para freelancers"


  1. Eletrikus Brasiliensis:
    janeiro 9th, 2013 às 7:42 pm

    parabens pelo post!!! muito bom



Comente!

Sobre

O Design Coletivo é formado por 8 designers, interessados em criação de conteúdo relevante sobre design e seu reflexo no mercado, além do estímulo do debate nos assuntos referentes à area.

Leia a descrição completa

Destaques