Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Pular navegação e ir direto para as categorias

Pular navegação e ir direto para a lista de colunistas

Pular navegação e ir direto a assinatura do Feed RSS

No sábado retrasado, dia 21 de junho, a Faculdade Cásper Líbero promoveu um evento com palestras sobre mídias sociais, com o nome que consta no título deste post. Estive junto com Alexandre Fugita e Cauã Taborda, que também fizeram cobertura via twitter (o twitter mobile não fiz nenhuma cobertura ao vivo).

Capturei o áudio de todas as palestras em que estive, para guardar como material e se possível publicar aqui no Design Coletivo pra que outras pessoas que não puderam estar presentes no evento tivessem acesso ao conteúdo (foi até assunto de uma convresa que tive com o Fugita). Dentre eles, Thiane Loureiro e Alexandre Matias prontamente autorizaram a publicação. Cavallini pediu pra que eu não publicasse (explico melhor abaixo) e não consegui contato com Andrea Orsolon, mesmo através do MySpace, e não publicarei sua palestra.

A captura foi feita em um aparelho de mp3 comum, não está perfeita, porém exportei do Audacity em alta qualidade (128kbps, até por isso ficou um pouco pesada), começa meio “longe”, mas logo fica melhor.

A programação começou com o 1º painel, sobre política, com palestras de Luis Nassif e Sérgio Amadeu. Este painel foi o único em que não estive presente, mas você pode conferir a cobertura feita pelo Tiago Dória, que mediou o evento. Cito 2 parágrafos, leia a cobertura completa:

Luis Nassif foi o primeiro palestrante, abriu o 1º painel. Gostei quando ele foi contra o chavão de que o trabalho do jornalista perdeu importância com a rede.

Logo em seguida, Sérgio Amadeu, professor do Mestrado da Cásper, emendou os assuntos. Citou a campanha de Obama e mostrou o quanto ainda estamos na contramão.

2º Painel: Blogs e redes sociais corporativas: mito ou realidade?

Na sequência (quando eu cheguei), o 2º painel relacionou mídias sociais mais com marketing e publicidade.

Ricardo Cavallini, autor do livro O Marketing Depois de Amanhã, falou sobre a exploração de interfaces interativas, que podem permitir cada vez mais personalização para o consumidor, desde a identificação de um cliente de uma loja até na propaganda tradicional. Depois comentou sobre o uso de videogames em publicidade, uma das coisas mais importantes que disse foi que “game deixou de ser coisa de moleque adolescente, deixou de ser coisa de nicho“, o impacto do Nintendo Wii no mercado pode ilustrar esse novo cenário.

O Cava pediu pra que eu não publicasse porque como o tempo da apresentação foi muito curto e, por isso, o aprofundamento dos temas ficou comprometido, mas prometeu publicar o livro e a palestra na internet. Entendi perfeitamente, e fico na espera dessa publicação. Livro publicado e disponível para download em http://www.depoisdeamanha.com.br/

—————–

Thiane Loureiro falou mais sobre ‘Blogs e redes no mundo corporativo’ e comentou os desafios que encontra no seu trabalho na Edelman, excelente apresentação, gostosa de ouvir, vale a pena cada um dos 41 minutos.

Ouça o áudio: MP3, 41min – 37,6Mb

Blogs e redes no mundo corporativo

Faça o download do áudio: ZIP – 21,9Mb

—————-

3º Painel: De que forma as mídias sociais estão afetando os eixos de produção musical no Brasil?

Andrea Orsolon, diretora do MySpace Brasil iniciou o 3º e último painel, sobre mídias sociais e música, fez uma apresentação rapidinha e falou sobre a importância da existência do MySpace como rede social focada em música (e não em relacionamento entre pessoas) e que chegou até a tomar audiência dos sites das bandas, pelo fato de oferecer música para ser ouvida. Rolou um pouco de propaganda da empresa, mas nada que não fosse necessário, importante saber também que a intenção inicial do MySpace era ter um espaço para que bandas independentes pudessem ter um espaço online. Abordou bem rápido também a história da música e sua relação com a internet e teve sua palestra muito bem complementada pelo Alexandre Matias que veio logo depois. Como não consegui contato com a Andrea, não vou colocar o áudio aqui.

—————-

Alexandre Matias foi muito, muito bem. Diferentemente dos outros palestrantes, não montou nenhuma apresentação com slides e nem usou nenhum tipo de suporte multimídia, porque não precisaria mesmo. Então o que, num primeiro momento, aparentava ficar chato, como um monólogo, veio cheio de conteúdo. Alexandre traçou um paralelo entre a história da música e como a internet foi importante nisso, de forma mais profunda (mais demorada também), que fez com que a palestra da Andrea fizesse muito mais sentido, não só falando de música na internet, mas do próprio mundo da música mesmo, inclusive citando o Napster e a transformação que ele proporcionou para a música depois do seu lançamento.

Ouça o áudio: MP3 – 1h09 – 63,6Mb

Blogs, videocasts e sites colaborativos

Faça o download do áudio: ZIP – 62,8Mb


RSS Acompanhe os posts do Design Coletivo.

Publicado em: Mercado, Web, segunda-feira, 30th junho, 2008 às 4:13 pm
Tags: ,

Você pode acompanhar todas as respostas para esta entrada via RSS 2.0, escrever um comentário, ou deixar um trackback através do seu site.

Permalink

1 Comentário para "2º Seminário de Tendências Conectadas em Mídias Sociais – Com áudio das palestras de Thiane Loureiro e Alexandre Matias"


  1. Rafael Amaral:
    agosto 1st, 2008 às 3:08 pm

    Uia! Reservado para o final de semana.

    Depois volto aqui para comentar.



Comente!

Sobre

O Design Coletivo é formado por 8 designers, interessados em criação de conteúdo relevante sobre design e seu reflexo no mercado, além do estímulo do debate nos assuntos referentes à area.

Leia a descrição completa

Destaques