Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Pular navegação e ir direto para as categorias

Pular navegação e ir direto para a lista de colunistas

Pular navegação e ir direto a assinatura do Feed RSS

Recentemente li alguns artigos que estavam na lista pra ‘ler depois’ e dois deles falavam sobre a relação entre games e design. Confesso que não sou um gamer frequente e raramente faço pausas para jogos que não sejam de futebol de verdade, mas os argumentos apresentados são ótimos e me convenceram.

Como uma tentativa de criação de novos hábitos, decidi gastar algum tempo dos meus intervalos no dia para jogos. E como já vi muita gente animada jogando e dizendo o quanto Poker é legal, resolvi que ia ser um dos primeiros testes. E de praticar um pouco online pode ser que daqui a um tempo já dê pra jogar de verdade e colocar em disputa o meu suado dinheiro numa roda com amigos.

primeiros esforços no Party Poker

O primeiro texto, Sua Nova Desculpa para Comprar um Xbox (em inglês), de 2008, mas que eu não tinha terminado de ler, fala bastante sobre o lado emocional que os games exploram para manter seus usuários concentrados o suficiente para superarem suas fases. Recompensas e desafios em cada parte do jogo, controle da experiência (cores, áudio, etc) e as narrativas são alguns dos temas abordados.

O segundo, O Que Web Designers Podem Aprender com Video Games (também em inglês) de 2011, focou mais na parte estética e falou bastante sobre o uso de ícones e feedbacks visuais que os games emitem constantemente para que o usuário não se perca no processo.

Lendo as considerações e pensando no mundo de interfaces digitais, tanto na web quanto para aplicativos e outras telas, todos os pontos também se aplicam no nosso trabalho e por mais que tenhamos complicadores exclusivos como peso dos arquivos e velocidade de conexão, devemos encontrar soluções para minimizá-los, afinal são das restrições que a criatividade precisa se fazer presente.

(E vamos caminhando rumo a uma frequência maior de posts aqui neste querido blog)


RSS Acompanhe os posts do Design Coletivo.

Publicado em: Web, segunda-feira, 27th agosto, 2012 às 6:21 pm
Tags:
Você pode acompanhar todas as respostas para esta entrada via RSS 2.0, escrever um comentário, ou deixar um trackback através do seu site.

Permalink

0 Comentários para "Games e design"


Comente!

Sobre

O Design Coletivo é formado por 8 designers, interessados em criação de conteúdo relevante sobre design e seu reflexo no mercado, além do estímulo do debate nos assuntos referentes à area.

Leia a descrição completa

Destaques